7 de Junho de 2010

Símbolos da Paz


Hoje decidi escrever sobre a origem dos símbolos da Paz.
Antigamente os símbolos da paz mais reconhecidos eram a pomba branca ou uma pomba branca com um ramo de oliveira no bico. A simbologia por detrás da pomba é claramente religiosa, aliás, aparece várias vezes na Bíblia tanto como animal utilizado como sacríficio e oferenda a Deus como também representativo do Espírito Santo. A simbologia do ramo de oliveira tem várias interpretações, da Grécia antiga vem a história que Zeus daria a uma cidade recentemente criada na Grécia, o nome do deus que desse o presente mais útil à Humanidade. O deus Poseidon deu o sal e a deusa Athena deu uma oliveira, e acabou por ganhar. O ramo de oliveira passou a ser reconhecido como um símbolo da paz porque a oliveira demorava muito tempo a dar fruto, e por isso só um homem que quisesse uma vida longa e pacífica plantaria uma oliveira.
Na Bíblia, Noé soltou uma pomba branca para procurar terra, depois do dilúvio. E a pomba voltou com um ramo de oliveira, que significava que tinha encontrado Terra, e que Deus estava novamente em paz com os Homens.
Na Roma Antiga, em vez da bandeira branca, usavam ramos de oliveira, como símbolo de que vinham em paz.



O símbolo mais recentemente utilizado:


Este símbolo, internacionalmente reconhecido como símbolo da paz, foi desenvolvido pelo British nuclear disarmament movement, em 1958. O símbolo foi depois adoptado pela campanha pelo Desarmamento Nuclear (CND) e nos anos 60 foi adoptado pelo movimento anti-guerra.
O símbolo é uma combinação de sinais para as letras "N" e "D", de Nuclear Disarmament.



O gesto dos dedos em forma de "V" também é considerado como um símbolo de paz. Este gesto foi feito pelo Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial, e que queria dizer "Victory!".

Este sinal desenvolveu-se num sinal da paz nos Estados Unidos da América durante os protestos contra a guerra do Vietnam e foi depois adoptado pela cultura Norte Americana como um sinal da paz, principalmente porque os hippies mostravam o gesto enquanto diziam "Peace".




Gosto sempre das histórias por detrás dos símbolos. E gostei particularmente desta, espero que gostem também!

PEACE!

3 comentários:

Joana Andrade e Sousa Lamas disse...

Gostei imenso!! E adorei ver a fotografia do Churchill e logo a do John Lennon, teve graça.
Simbologia é sempre muito giro de estudar, por isso é que gostei do meu seminário de Imaginário Medieval, falavamos imenso dos símbolos e de porque é que ainda hoje em dia há superstições totalmente freakshows. É muito bom saber mais!!!
Gosto do teu blog, nunca desistas de escrever nele (há épocas muito tentadoras, ahah).
Beijinhos

Macanica disse...

Ainda bem que gostas :) !!!
Eu vou escrevendo enquanto tiver coisas para dizer :) já ando a cozinhar outras ideias para por aqui mas não quero por tudo no mesmo dia por isso vão saindo de vez em quando ihihih
Isto de escrever no blog até é divertido!!!
Beijinhos e obrigada por visitares e comentares!

Teresa disse...

Ora aí está! Mais um para a minha lista! :)
Beijinhosssss